CALIFÓRNIA DE MOTORHOME – 20 DIAS

Em janeiro de 2018 estávamos “quebrando a cuca” em busca de um novo destino, que fosse tão maravilhoso quanto nosso destino anterior (fomos a Paris e Roma, te conto em outro post)  e o mais importante, que coubesse no orçamento familiar, que é bem enxuto por sinal (clique aqui para ler as dicas de planejamento financeiro). Tínhamos lidos vários posts sobre a Califórnia e esse destino nos encantou, mas o maior desafio foi o de planejar as cidades que queríamos visitar, só de pensar na maratona faz e desfaz malas, pulando de hotel em hotel, fiquei com frio na barriga. Quando estivemos em Paris e Roma o que mais nos cansou ( na verdade estressou mesmo) foi carregar duas malas gigantescas e duas crianças pelos aeroportos e estações ferroviárias e metroviárias de Paris e Roma (pois é, somos uma família econômica, táxi só quando não tem transporte público ou não compensar)…enfim, fora o fazer e desfazer malas, sempre fica uma pecinha de Lego, ou um carrinho de Hot Wheels ou uma roupinha de boneca Polly para trás, isto quando não fica um pé de meia e outro de sapato. Por essas e outras, ficar em vários hotéis me preocupava de montão, foi então que encontrei o amor das nossas viagens, o MOTORHOME, aquele carrão que parece um caminhão, a cozinha equipadinha e as camas fofinhas…ahhhh, foi amor à primeira à vista..kkkkk . Viajar carregando sua casa junto, que maravilha!! E foi isso mesmo, MARAVILHOSO !! Vou te contar tudinho….

O MOTORHOME

Motorhome ou RV (Recreational Vehicle) é uma casa sobre rodas, há vários modelos no mercado, desde Van adaptada, chamadas de campervans até verdadeiros ônibus, com amplo espaço interno. Mas escreverei de nossa experiência com o Motorhome classe C (considerado um modelo médio) que apresenta uma excelente infraestrutura, no interior há uma pequena cozinha bem equipada (um delírio para uma mãe nutricionista que adora cozinhar), duas camas de casal (uma acima da cabine dos motoristas) e um banheiro super honesto. Mas a melhor parte é o armário, que me permitiu desfazer as malas de roupa no primeiro dia e depois me preocupei em guardar as roupas somente no dia de devolver o carro, não precisei “caçar” roupas e sapatos durante toda a viagem, as roupas e sapatos estavam exatamente onde eu deixei, nada “sumia” misteriosamente,  isso não é fantástico ??

20180628_114058

Certo, mas viajar de motorhome pode não ser para qualquer família, afinal há outras desvantagens, como por exemplo a necessidade de manter a organização e limpeza de sua “casa ambulante” e gerenciar a água e resíduos produzidos, conhecidos como água cinza e água negra (grey water e black water). É necessário uma pitada de aventura e disposição para encarar o carrão que parece um caminhão, mas para quem tem esses elementos é a receita perfeita.

A operação de um motorhome é de certa forma simples, mas vale lembrar que é um carro beeeemmm grande que te exigirá boa noção de espaço e boa direção, além do que há várias siglas e termos que referem-se a rotina do veículo, simplificamos as principais aqui. Embora a grande vantagem de viajar de motorhome seja a liberdade de destino, você precisará planejar direitinho as paradas para descarregar os esgotos e abastecer de água limpa e energia elétrica, o que pode ser feito nos RV park, que são como “estacionamentos/hotéis” de motorhome, nestes RVs Park é possível realizar todas as atividades de manutenção do veículo e muitos são providos de lavanderia, vestiários com chuveiros e até lojinhas de conveniência. Vou te contar tudinho ao longo das postagens da viagem

COMO ALUGAR UM MOTORHOME

Se você como nós, está pensando em viajar de motorhome este é uns dos primeiros passos, a locação do RV. Estes veículos são muito comuns em vários países, como EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e até mesmo na Europa. Há várias empresas que realizam a locação deste veículos pelo mundo todo, mas uma maneira fácil e rápida de encontrar seu motorhome é pelo site https://motorhometrips.com.br , que é em português, o que facilita para aqueles que como eu “arranha” no inglês. A busca é fácil e você pode fazer toda a reserva pelo site, nossa experiência na Califórnia foi com a empresa Apollo, que nos apresentou melhor relação custo-benefício e apresentou uma boa qualidade no serviço (exceto pelo fato de que batemos um pouquinho o para-choque do motorhome em um dos estacionamentos, mas conto isso outra hora :\ )

Você deve estar curioso para saber se viajar de motorhome é mais barato do que ficar em hotéis e alugar um carro, certo?? A resposta é difícil, pois depende muito de seu roteiro, preferências de hotéis e carro, mas eu arriscaria dizer que no quesito custo é equivalente, a vantagem do motorhome é a praticidade e conforto, principalmente quando viajamos com crianças e a liberdade de alterar o roteiro quando quiser. Para nossa família (que conta com duas crianças de 4 e 7 anos) viajar de motorhome é muito mais prático e confortável e eles adoooram.

Imagine a cena, vocês estão no meio da estrada, falta uns 150 km para chegar ao destino e seu filho diz: mãe!! Tô com fome, quero leitinho!! Se você tiver no motorhome, você estaciona, pega o leite na geladeira, aquece no micro-ondas e dá para a criança faminta, imagine que depois de 20 minutos a criança, agora de barriga-cheia grita: Mãe, quero fazer xixi!!!..sem problemas, para o motothome de novo (ou não, a Sophie ficou craque em usar o banheiro em movimento…kkkk, gente o correto é estacionar primeiro OK?) e tudo certo, criança aliviada e mamãe feliz!  Deu para entender porque sou apaixonada pelo motorhome??

A comedora de pipocas e o menino cansadinho!

Para locar o motorhome você precisa apenas de carteira de habilitação “B”, mas algumas empresas podem solicitar o PID (Permissão Internacional para Dirigir) que nada mais é que sua carteira de habilitação transcrita em vários idiomas. Você consegue solicitá-la através do site do Denatran ao custo de R$ 275,77 (valor de 2018) + R$ 11,00 de taxa de envio. A PID será válida pelo mesmo período de sua carteira de habilitação.

Outra dica é em relação a retirada do motorhome na locadora, muitas empresas exigem que você passe a noite no país de destino antes de retirar o veículo, isso porque entendem que após 12 h de viagem o motorista pode apresentar sinais de cansaço (geralmente chegamos exaustos) e isso pode comprometer seus reflexos na direção.

Se você quer ter uma ideia dos custos com o motorhome clique aqui.

NOSSO ROTEIRO

Compartilhamos nosso roteiro simplificado para que tenha uma ideia da jornada. Nos próximos posts conto o que fizemos em cada local.

 

 

E você? Já foi para a Califórnia? Deixe seu comentário ou suas dicas.

4 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s