Planejando sua viagem

Bom, sejam Bem Vindos a este post e fiquem à vontade para compartilha-lo. Aqui vamos fazer um planejamento do zero.

Do zero? como assim? Então vamos lá !  No momento zero do planejamento não temos nem ao menos dinheiro. Isto mesmo, falta o dindin.

Mas o ponto bom deste tema é que você pode estar a frente de pessoas que investem há anos, pois o princípio básico do investimento é ter um objetivo, no seu caso pode ser a viagem.

Como aumentar seu rico dinheirinho…

Direto a prática e sendo realista, quanto você acredita que consegue poupar em um ou dois anos para a sua viagem? 5 mil, 10 mil, 50 mil ….então sugiro que além de economizar também pense em deixar o dinheiro no lugar certo, rendendo mais e com segurança, não queremos apostar nosso tão suado dinheirinho. Nós, particularmente gostamos de manter nosso dinheiro em corretoras em investimentos diversificados e cada pedaço com seu próprio objetivo, por exemplo, faculdade das crianças, aposentadoria e claro viagens. Por que corretoras? Porque possuem maior diversidade de produtos financeiros, menores taxas, melhor assessoria e maior facilidade na movimentação do dinheiro ( Particularmente gosto de XP, Rico, Clear, mas existem inúmeras outras corretoras).

Falando assim, parece até que temos muito, só que não. Somos apenas organizados temos uma origem muito humilde, crescemos com dificuldades em uma década de hiperinflações e sem tecnologia móvel. Bom, voltando ao ponto, caso eu tenha conseguido lhe convencer de abrir uma conta em corretora, agora procure um assessor desta corretora e explique com estas palavras, “quero fazer uma viagem daqui a dois anos e vou começar a poupar para esta viagem, sendo assim, onde poderia deixar alocado o meu dinheiro para resgatá-lo em 15 meses?”. Dois anos são 24 meses, mas alguns gastos virão antes, como passagens aéreas por exemplo. O assessor poderá lhe indicar, desde de tesouro direto até fundos imobiliários, ter muitas possibilidades de investimento é interessante porque o bom investimento hoje pode não ser amanhã, no momento em que escrevo este post (março 2019) fundos imobiliários pode ser uma boa ideia (veja o link). Apenas deixe claro que você não quer correr riscos. Veja abaixo seu dinheiro em diferentes opções de investimentos e tire suas próprias conclusões de como a poupança tradicional pode reduzir seu dindin.

Tabela rendimento

E, para onde vou?

Até aqui, parabéns por maximizar seu dinheiro, agora voltamos ao seu planejamento.

Com o orçamento definido, agora precisamos averiguar possibilidades de destino. Com 10 mil você consegue ir até o Japão, mas vai conseguir ficar apenas um dia. Lembrando que você pretende ir em família, né? 😉

Vamos lá, onde quer ir com a família? Gramado – Serras Gaúchas, Beach Park – Fortaleza, Monte Verde – Minas, Paris, Roma, Barcelona, Disney etc etc. Costumamos escolher ao menos 3 lugares e então usamos o método abaixo para escolher.

A principal dica para economizar em viagens é viajar fora do período de férias (Junho, Julho, Dezembro, Janeiro e Fevereiro) mas como somos uma família com filhos em período escolar e uma mãe que também é professora, não temos escolha, nossas viagens sempre ocorrerem no período de férias. Portanto, nossas dicas preciosas referem-se, principalmente a este período.

Digamos que conseguimos juntar 40 mil para a viagem dos sonhos e escolhemos 3 lugares: Nova Zelândia, Portugal e Canada.

Como iremos ? Pra estes lugares morando no Brasil a resposta é obvia: de avião. Neste caso, já incluímos alertas em serviços como o Google Flights que nos avisa quando as passagens ficam mais baratas na data que desejamos.

Onde ficaremos hospedados? Aqui começa a abrir o leque: Hotel, Airbnb, Motorhome, casa de amigos etc.

Como vamos nos alimentar? Lanche no almoço e jantar com refeição completa, vamos preparar nossas refeições, vamos em restaurantes etc etc. Visite nosso post sobre alimentação fora do Brasil.

Como vamos nos deslocar? Alugando carro, transporte público, Motorhome. Particularmente sou apaixonado por Motorhome (leia mais aqui), mas precisa gostar de dirigir e sentir-se confortável em dirigir fora do Brasil, que costuma ser mais fácil pela qualidade da estrada e educação no transito. …Bom, você, já deve ter percebido que suas escolhas irão dimensionar os gastos. Veja o breve exemplo abaixo como sua escolha pode impactar seu orçamento (Os valores estão em reais e contempla um dia de gasto para uma família de 4 pessoas em San Francisco,  aproximadamente):

TABELA gastos

Como economizar com os passeios

Até aqui já conseguimos ter uma visão interessante dos principais custos, mas não vamos esquecer que estamos de férias e alguns passeios poderão ser pagos. Entradas para o  Circu de Soleil em Las Vegas lhe custa aproximadamente 100 dólares e uma entrada no aquário em Santa Barbara Califórnia lhe custa 50 dólares, entrar no famoso Museu Du Louvre em Paris lhe custa aproximadamente 20 euros, ir no Minimundo em Gramado custa aproximadamente R$ 35. É amigos e nossos ganhos são em moeda tupiniquim (reais) o que nos deixa um pouco atrás. Mas calma, não quero assustar, apenas informar. Qualquer lugar que você escolher haverá passeios caros e baratos e minha dica é: procure se informar dos custos e comprar os passeios antes da viagem que costuma ser mais barato e lhe economiza tempo em filas e pesquise por dias em que a entrada é mais barata ou até mesmo gratuita. Sete dias nos parques nacionais no Canadá lhe custa 136 dólares para a família com até 7 membros, mas em 2018 foi gratuito por eles estarem comemorando 150 anos.  Viu como você pode achar possibilidades que cabem no bolso. Por isto recomendo você começar pesquisando 3 lugares, para que seu leque de possibilidades de economia seja maior.

Como controlar o fluxo de gastos

Bora voltar a falar de dinheiro? É extremamente importante você controlar o seu fluxo de gastos, pois você poderá comprar sua passagem aérea em 10 prestações, mas refeições, alguns passeios e outros itens serão pagos a vista, ou seja, cuidado para a viagem dos seus sonhos não virar seu pesadelo financeiro. Veja o exemplo abaixo de como você pode controlar seu fluxo de gastos:

Tabela fluxo de caixa

O Dólar e o Euro podem ser seus amigos

Caso esteja indo a outro país, torna-se imprescindível você planejar como irá fazer para a compra da moeda estrangeira. O ideal é que você vá comprando a moeda mensalmente para não correr o risco é comprar a um valor indecente, pois comprando aos poucos, você minimiza a flutuação do cambio. Claro que você pode optar por não levar moeda e usar o seu cartão de crédito internacional, mas cuidado pois neste momento além de gastar mais com imposto (IOF), você pode ser surpreendido com o câmbio. Veja o que pode acontecer na simulação abaixo:

Veja o que aconteceu com 10 mil dólares considerando a variação do dólar em 2018. Imagina o que poderia ter acontecido se você comprasse o dólar ou seu cartão vencesse todo em setembro. Hummmmm.

Tabela Cambio dolar

Mas o câmbio também pode ser seu amigo. Sabe o dindin que sobrou da viagem (se sobrou) tipo 100 a 1000 dólares, se o cambio subir você pode vender mais caro do que você comprou e não é que o restinho virou investimento também. Historicamente ambas moedas têm se valorizado contra o real e você pode usar isto a seu favor. Mas na hora de vender, procure um amigo e faça um preço bom, pois com certeza ele vai lhe pagar mais do que as casas de câmbio e ele também pagará menos (não esqueça de declarar tudo certinho para a Receita Federal depois).

Por menores da viagem mas também importantes.

Bom, tudo certo então? Já falamos dos principais gastos e como ter dindin. Claro que não! Existem por menores que também precisarão ser planejados, exemplo, vacinas (muitos países exigem imunidade para algumas doenças epidêmicas, a exemplo, quanto fomos para a Califórnia, nosso voo tinha escala na Colômbia, por isso todos nós precisamos tomar a vacina da Febre Amarela e quando eu viajei para Angola a trabalho, precisei tomar umas 10 vacinas diferentes), seguro saúde, vistos, avisar a operadora de cartão de crédito sobre sua viagem etc etc etc. Mas para ajudar nestes por menores vou deixar a lista abaixo. Porém não é uma lista definitiva, podem haver lugares com requisitos bem diferentes. Sendo assim, pesquise, pesquise e pesquise. Recomendo o blog da Claudia – Felipe, o pequeno viajante que também apresenta muito detalhe.

  • Passagens aéreas
  • Carta de motorista internacional
  • Vistos
  • Malas
  • Vacinas (Veja se precisa)
  • Seguro Saúde. Muitos cartões de crédito lhe concedem sem custo algum, veja o seu
  • Reservas de hotéis, Airbnb ou motorhome
  • Comprar ingressos de parques e passeios em geral
  • Fechar roteiro de viagem
  • Chip de celular internacional
  • Comprar moeda estrangeira
  • Veja se existem aplicativos que podem ajudá-lo na viagem. Disney por exemplo os aplicativos informam até a demora nas filas.
  • Celulares, tablets e eletrônicos
  • Se quiser levar seu bichinho a coisa é mais complexa em voos internacionais e dedique 6 meses antes para este processo por que não é simples
  • Caso tenha restrições alimentares, veja se o lugar que vai atender suas necessidades
  • Carrinho para crianças de até 6 anos. Isto mesmo 6 anos. Se for Disney então não esqueça de levar pois o pequenos precisam dormir e andam menos que nós.
  • Pendrive/cartão para armazenar as fotos ou usar armazenagens em nuvem
  • Liberar os cartões de credito para viagem internacional
  • Roupas apropriadas, calor e frio dependendo do lugar. Pesquise

Para os aventureiros que vão ficar em motorhome mais itens…..

  • Reservas em RV Park
  • Roteiro de descarte de efluentes
  • Mercado mais próximo de onde pegar o RV para comprar produtos de limpeza, comida, utensílios de cozinha,  etc
  • Estudar termos técnicos motorhome
  • Mapa de abastecimento do RV com possíveis postos

Veja abaixo o resumo de quanto ajudamos você a economizar aproximadamente…….Claro que trata-se de um valor baseado na estratégia que adotamos levando em consideração nosso perfil e gostos. Sendo assim, é desaconselhável você usar exatamente nossa condição de viagem. O objetivo aqui era lhe ajudar a traçar um caminho e lhe dar algumas dicas de planejamento.

R$ 1.142 foi o valor que conseguimos fazer o seu dinheiro render a mais em um investimento melhor que a poupança por 24 meses, R$ 4.540 conseguimos economizar por 10 dias em hospedagem, deslocamento e alimentação e finalmente, por comprar um pouco de dólar todo mês economizamos R$ 3.485 ao evitarmos concentração de compra de dólar no mês mais caro. Sendo assim, chegamos a um valor de R$ 9.167 de economia em uma viagem de 10 dias para 4 pessoas de uma família.

Boa viagem e agora o mundo é seu.  Deixe seu comentário, nos envie fotos de sua viagem e nos conte se as dicas valeram a pena ou se deseja complementar com outras dicas.

Anúncios

3 comentários

  1. I could not resist commenting. Very well written! Wow, this post is nice, my sister is analyzing such things,
    so I am going to convey her. Thank you for the auspicious writeup.
    It in fact was a amusement account it. Look advanced to
    more added agreeable from you! However, how could we communicate?
    http://foxnews.net/

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s